Eleições nas Filipinas de elevada instrução

As Filipinas portam ainda hoje o nome do rei espanhol D Filipe II (sempre um a menos aqui), nascido em Valladolid. No fim do século XIX os americanos ocuparam-nas tal como a Cuba e pagaram 20 Milhões de USD aos espanhois para se renderem mais depressa.

Durante a WWII foram alvo de ocupação japonesa e consequente independência. Hoje em dia são de uma corrupção monumental. Do ditador Marcos, passou-se (quase) incrivelmente á sua mulher após um curto período de revolução. Depois continuou-se com mulheres que apesar de terem menos pares de sapatos que Imelda, mantiveram o nível de corrupção. De Corazón até Gloria Arroyo a conversa não mudou.

As eleições hoje em dia são por sufrágio universal mas... os boletins vêm em branco e tem o candidato que escrever o nome do vencedor. Nome incorrecto ou ilegível, voto nulo. Não sabe escrever...muita pena...

Provou-se que votos da oposição são muito mais propícios a erros ortográficos e que esses eleitores possuem caligrafias dificeis de ler.

Acontece muita gente vender os votos antes da eleição. Recebem um boletim em branco igual ao que irão receber na mesa de voto. Com a diferença que este vem já preenchido com o candidato certo, com letrinha bonita. Como prova de trabalho feito, o eleitor tem de entregar ao cliente o boletim em branco que recebeu mas não preencheu. Depois este paga ao eleitor e usa o boletim em branco para o próximo vendedor de votos.

Excusado será dizer o que acontece a boletins em branco...

Será anti-democrático vender a sua opinião por democrático?Há quem o faça de borla por pura burrice, no nosso país.Assim deixa de haver votos em branco, mas não votos nulos, e aposto que se combate a abstenção.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular