A380 is DEAD :(

Desta vez há que admitir: é o FIM.

Não houve praticamente encomendas nos últimos 6 anos, por isso fecha a linha quando se entregarem os que estão encomendados. Parte do problema é que a Airbus nunca investiu realmente num upgrade (e bem o fez), que implicava que a Rolls Royce criasse um motor novo. A Emirates exigia, para se comprometer com a encomenda de 23 unidades do ano passado. A RR também não se ia meter nisto, e pouco tem feito para granjear confiança. Há vários 787 parados em Londres à espera de motores RR de sustituição, porque os que foram entregues tinham defeitos. o A380plus foi uma...tanga...


Não ia aparecer nenhuma encomenda milagrosa de última hora. Quem tiver interesse em aumentar a frota, basta ligar para a AF e Malaysia, ou esperar pelos que forem ficando disponíveis nos próximos anos, como os da Qatar.

Mesmo que a Boeing anuncie reabrir a produção do B747-8i (versão passageiros), a AB não pode perder tempo com isso. oi feito um investimento considerável no 777X e tem de ser rentabilizado. O A380F (cargueiro) foi cancelado pela própria Airbus, apesar de haver encomendas, e deste modo não estava a competir B747-8F

Manter a linha do A380 reactivável não me parece possível
Implicaria para a própria AB:
- manter equipa treinada
- espaço  e logística de assemblagem
- atualizar o modelo conforme nova legislação

O pior é que os fornecedores não ficarão em stand by, e há-que simplesmente "move on".

A Airbus tem de pensar é no:
- A350-1100 / 1200, esticando o A350-1000 mais uns 3 a 5 metros
- A360 (WB de 200 a 300 pax em duas classes) para tapar o buraco de vendas entre os A321 e o A339 (o A338 não está a vender)


A Emirates tinha cancelado a encomenda A350 há uns 2 ou 3 anos. A Airbus agora consegue voltar e meter esse modelo num cliente TOP, o que é muito importante.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular