Bruxelas ou Bagdad?


Terça-Feira 16 Dexembro.


Chego a Zaventem, desembarcamos por bus, mas entrámos numa porta que nos deixou logo na recolha de bagagens, o que poupa uns bons 10 minutos em relação a vir das mangas. Existem dois edificios para embarque, A e B, Schenghen e não Schenghen. A zona de check-in, e toda a parte de segurança e transportes está justamente no edificio B, de modo que é preciso uma pequena odisseia a pé a passar por baixo da placa de estacionamento quando se quer voar dentro da Europa.


Á saída uma multidão de véus e barbas!! Estaria eu em Bagdad?

Estavam a chegar os aviões do Hajj, a peregrinação once-in-a-lifetime a Mecca (outro dia um post mais detalhado sobre isso).
Descobri uma zona da Luz Vermelha em Bruxelas, mesmo junto á estação de Comboios Bruxelas-Nord. Fica do lado direito para quem vai no sentido do Aeroporto.
Tive algum tempo para passear, desta vez, e fui ás compras no centro da cidade. Mesmo no coração financeiro, onde fica a sede da Belgacom, o WTC local, o banco Dexia, o Sheraton etc.

Imigração em Bruxelas é certamente do mais diverso a que podemos assistir dentro da Europa. Temo-la de muitos feitios:

- ex-Colónias: pretos do Congo Belga

- Expatriados europeus devido á UE: tugas, alemães, europa de leste, etc, muito pessoal jovem a fazer estágios e estudos em Bruxelas. Lobistas, politicos, sei lá que mais.

- "Imigras" Europeus: encontrei bastantes tugas que estão lá desde os anos 70 e 80, há bastantes espanhois tb.- América Latina: no hotel onde costumo ficar, junto á praça Rogier, encontro empregados da América Latina. Já falei com gente do Ecuador, mas alguns que dizem ser espanhois, são claramente da América Latina, pese a poderem de facto possuir passaporte Europeu. Adoro pô-los a falar francês:) Entalam-se totalmente. Detesto falar inglês com povos que não são anglo-saxónicos ou que não são bons a falar a lingua (o que não é o caso dos holandeses, alemães,escandinavos ). Muitos belgas detestam falar francês, por serem holandeses (ou flamengos, como gostam que lhes chamem). Gostam até de execercitar o seu inglês (nem sempre muito bom, apesar de Bruxelas ser a capital da Europa). São fáceis de identificar, falam com um sotaque grave e mecânico (tipo o alemão). Acontece que muitas vezes vou comprar qualquer coisa, topam logo que sou estrangeiro, e respondem ao meu francês inicial com inglês. Respondo em francês novamente e lá se resignam, muito pouco entusiasmados:)

- Muçulmanos: creio que devem ser de muitos países diferentes a julgar pelas caras. Vejo turcos, libaneses, pakis e outros que não consigo perceber de que lado são, pese a que vejo são de etnias diferentes. Véus aos montes!!! Mesmo nas miudas e jovens adultas. Têm, quase totalidade, um ar pacifico e trabalhador, diria.

A cidade é uma grande porta de entrada da India na Europa. Vi ao mesmo tempo 4 aviões da indiana Jet Airways, tudo 777s e A330s. Não só ligam Bruxelas á India, como fazem voos dali para o Canada, em code-share com a Brussels Airlines. A Brussels Airlines é parte da antiga Sabena que faliu em 2002 durante uma disputa salarial, e recentemente fundiu-se com a Virgin Express. Hoje em dia, não passa de uma airline regional que sai da frente enquanto a aviação a sério lhes passa mesmo á frente do nariz na sua base. 4 (miseráveis) aviões de longo curso exploram o mercado das ex-Colónias.

Bruxelas é a cidade da oportunidade da Europa. É a cidade do poder politico (mas não económico nem industrial), é a cidade do lobby, dos contactos, do movimento e dinamismo Europeu, é uma capital cultural do mundo.

A quantidade de "gravatas", de conversas em inúmeras linguas a planear este e aquele esquema, são evidentes para qualquer um.

No reverso da medalha, fiquei estupefacto com a quantidade de sem-abrigo na estação Nord. Filas deles embrulhados em cobertores na estação. Gente a quem o sonho do centro Europeu passa totalmente ao lado:( Ao menos deixam-nos dormir dentro da estação, evitando os rigores do Inverno.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular