Telemóvel a bordo

2 feira fiz o TAP1680 LIS e vejo que é o A319 CS-TTL, o tal que tem rede telemóvel a bordo. É uma instalação experimental do serviço OnAir, da Airbus. Mas a bordo apenas um tímido anunciar desta possibilidade. "benvindos ao TAP1680 para Lisboa...e já agora existe o serviço de telemóvel a bordo blah bah esperamos que tenham um bom voo"

Em vez do aviso de proibido fumar por cima de cada banco, está um de proibido ligar o telemóvel. Chego á conclusão que tinha andado neste avião há 2 ou 3 semanas e que nem me apercebi do que era. Apenas em cruzeiro a luz se desligou e pudemos usar o tlm. Com grande entusiasmo, ligo o meu nokia navigator...rede....nada...ao fim de 3 minutos rede total. Faço uma chamada familiar. Perfeito. Uns sms, na boa. E ligação á internet? Uso o browser do tlm para me logar no site do www.linhadafrente.net (ldf), um fórum de apaixonados pela aviação. A porcaria do browser chega á página de login mas depois não fico logado. Solução: sacar o browser opera. Downloadou em 2 ou 3 minutos. Entretanto, começámos a descer...e a rede desligou-se...Fica para a próxima (a TAP tem 19 A319...sem contar com os cerca de 20 A320 e 3 A321.

Além de mim só vi uma pessoa a usar. Creio que houve quem se indignasse de eu estar com o telemóvel ligado (não pelo barulho mas por questões de segurança, porque estavam a 2 filas de distância). A maior parte nem se apercebeu de como era possível alguém estar ao telefone em cruzeiro.

Muito negativo: informação NULA sobre tarifários e funcionamento.

Na 3a feira fiz LIS-BRU no A320 CS-TMW, voo TP604 da TAP.

Na 4a feira, regresso a BRU-LIS no TP605 e quando entro no avião vejo logo um placard á frente do 1C-D-E a anunciar o serviço de telemóvel a bordo.


Em cada cadeira há um folheto a explicar o serviço, conjuntamente com um formulário de satisfação de cliente


.Que mudança desde segunda-feira! Desta vez logo que desapareceu o apertar cintos, a rede estava ligada. Tinha o nokia navigator sem bateria e o nokia 6630 nas últimas. Toca a usar o Opera para ir ao LDF postar um post do ar. Devido a falta de memória (não tem cartão e tirei muitas fotos ao Caravelle no museu militar) o opera nunca consegue abrir a página. Desisto, já a pensar que vou pedir uma bateria ou telemóvel pela cabine toda até alguém mo emprestar. Toca a ir buscar o navigator ao bóbi, porque os avisos de rede fraca são mais duradouros quando não se usa o serviço de voz. Eis aqui o problema. Estou eu no 9A e no 9C um homem obeso dorme. Chamo por ele, toco leve no ombro, dou um empurrão e ele sempre a ressonar. Lá salto por cima dele, saco o telemóvel e toca a repetir o salto. Desta vez esbarro nele e lá ele acorda e pede desculpa. Telemóvel na mão a reclamar de falta de bateria. Tive de abrir o site do LDF, logar-me, ir á zona do fórum e criar um novo tópico. Em cada operação recebia dois avisos de bateria fraca, mas lá consegui abrir um tópico com a mensagem a dizer que veio do ar.

Novamente uso nulo pelos pax e informação nula no folheto sobre tarifários. Uma vergonha.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular