Helsinquia

A Finlândia é um pouco diferente dos outros países escandinavos. A lingua, o Suomi, lembra o Hungaro e nem os Suecos o percebem, nem a mais pequena palavra! O sueco, mercê da ocupação que exerceu até á Russia anexar a finlândia é 2a lingua oficial, de jure e de facto.
A Finlândia separou-se da Russia durante a revolução Bolshevik de Outubro. Na IIGM a Russia voltou á carga, sempre fortemente contrariada pelos finlandeses. Em 1941, quando Hitler rompeu o pacto de não agressão com Stalin, a Finlândia aceitou a sua ajuda aliada contra a Rússia. A Força aérea Finlandesa ostentava suásticas azuis/brancas nas fuselagens.
Um amigo meu moçambicano cujo pai era alemão de Danzig. Hoje em dia, é Gdansk no Norte da Polónia, outrora parte da Liga Hanseática e terra de Lech Walesa do Gdansky Bank que comprado pelo BCP deu origem ao Millenium. O senhor combateu pelos nazis na frente Finlandesa-Russa, era motorista de side-car. Um dia deixou o motor ligado para aquecer os pés. O calor pegou fogo nas botas da tropa. Mandaram-nos fuzilar por estar a estragar material militar. Safou-se apenas por não haver mais condutores.

O povo tem ar frio, mas acolhedor e simpático. Têm gosto no vestir, arquitectura e na comida. Pratos pouco de encher mas elegantes e com bom sabor. Almoçam ás 11 da manhã em ponto. E jantam, em casa, entre as 17h e 18. No restaurante ás 19h em ponto. Muitos pratos são de peixe, com fumados de salmão etc. Comi rena assada, muito bom. E ganso fumado (na Inglaterra seria propriedade da Rainha!).

Em Helsinquia as ruas são larguissimas, tudo de calçada! As lojas, são o mesmo que temos em Portugal.

Os nokias não são mais baratos nem impedidos de funcionar fora do País (ou nem haveria roamming p\ eles).

Nos supermercados é tudo o que temos em Portugal, mas com algumas diferenças notórias:
- não existe alcool sem ser cerveja (max 4,9 graus taxa de álcool). Não há vinhos, nem whisky, nem vodka, nem licores nada! Tal como na Suécia é proibido e só se vende numas lojas do Estado. Por isso os suecos vão todos á Dinamarca se enfrascar. Creio que os Finlandeses também vão aos outros estados Bálticos abastecer.

Os preços das coisas eram ela por ela em relação a nós. O leite era um roubo, tudo a começar a 1€ e muitos pacotes a andar pelos 2€. Estranhamente os pacotes eram todos tipo embalagens de "um Bongo" de secção quadrada.

A Carne era toda em pacotes sem talho (?). Entre a grande riqueza de peixes fumados há uma coisa nojentissima que parece alcatrão. Vem numa embalagem tipo a dos polvos e diz qualquer coisa como "pudding de peixe". Creio ser pasta de sangue de um peixe qualquer. Parece mesmo me*d@.

O orgulho pelas cores nacionais é bem notório. Perde-se a conta das vezes que a cruz azul sobre fundo branco se nota por lá.

Passei junto ao edificio da Nokia em Espoo. Brutal. Feito de aço e vidro.

A grande diferença em relação aos outros Escandinavos é na imigração. Tirando escandinvaos é inexistente, devido a Leis rígidas. Enquanto Suécia, Dinamarca e a Noruega estão repletas de gente do Leste Asiático, Africanos, do Médio-oriente e Indianos, ali só há brancos. Possível que haja russos e do Báltico mas parece um estado conservador nesse aspecto. O custo da habitação é bastante alto devido a isto. Idem para a maior parte dos serviços em geral, que não benficiam de slários baixos nem de exploração de ilegais. Em contrapartida, não vi qualquer tipo de mendicidade. Nem mesmo delinquência. A Finlândia é um dos Países menos corruptos do mundo (não contando com subornos para comércio externo) e com menor taxa de criminalidade.

No avião de Amsterdão um Finlandês emigrante reformado nos US (que tinha ido á Madeira!!!) disse-me que muitos anos atrás quis convencer o seu filho (nascido nos US) a cumprir o serviço militar na Finlândia. Recordando que foi no tempo da Cortina de Ferro, perante a relutância dele, o pai levou-o a Estónia e disse-lhe: "estás a ver este desterro? Era assim que a Finlândia seria se o nosso exército não tivesse repelido os Russos". Resultou.

Nevava um pouco. Qualquer avião a sair do aeroporto de Vantaa, leva um banho de um camião com plataforma elevador em que um empregado munido de uma mangueira, lava as asas e o estabilizador horizontal com um liquido de de-ice laranja e verde. Ninguém quer repetir o acidente do Manchester United em 1956 em Munique onde Bobby Charlton escapou ao destino de 6 companheiros de equipa. O Airspeed Embassador da BEA tentou descolar com algum gelo nas asas que deu em runway-overrun e morte atroz para muitos, esmagados na estrutura dos assentos. Depois viria a história dos (Matt) Busby boys.

Num panorama desportivo dominado pelo Ski e outros desportos de Inverno desperta o futebol e algum basquetebol. Este último, apesar de muito fraquinho contou no inicio de Janeiro com o alinhar de Scottie Pippen em dois jogos da liga finlandesa. Pippen, estrela de Chicago ao lado de Jordan marcou 20 pontos em ambos os jogos apesar de ter passado a fasquia dos 40 anos e estar retirado há 4 anos.Já antes tinha jogado Dennis Rodman pela mesma equipa. E Creio que o Magic Johnson o tinha feito entre a sua retirada de 91 e o regresso em 96.

Porque é que estes alinham pela Finlândia e não pela Italia, Espanha e Grécia onde há muito mais dinheiro e adeptos é um mistério para mim.

Comments

Zozobra said…
Pelo menos em Helsinquia, vai tudo a Tallinn embebedar-se ao fds... Tive desse lado e e' impressionante ver os barcos a chegar cheio de finlandeses escrotos... sao 50 min de barco entre as 2 capitais.

Quanto à emigraçao, existe bastante de leste, principalmente da russia e restantes estados bálticos...

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular