Algyém experimentou tentar embarcar num voo, numa porta de embarque vazia, com um cartão de de embarque de outrém?

Alguem um dia experimentou tentar embarcar num voo, numa porta de embarque vazia, com um cartão de de embarque em nome de outra pessoa, com um numero de outro voo de outra companhia, sem o bilhete a meio do cartão, e ao mm tempo q tentava mandar a mala pro porão sem identificação de voo?
NOTA: isto passou-se em 2003.


Eu já. Não foi bonito.

Ora na 6a feira passada desloquei-me ao aeroporto da Portela com o intuito de apanhar o voo TP 16XX pra madeira, ás 21h15. Como sou PAD (passageiro com desconto da companhia sem direito a reserva) tive de me pôr em lista de espera. Normalmente como este fds não era fim de semestre nem inicio de férias, costuma ser fácil arranjar um lugarzito.Acontece que durante a tarde, um voo da SATA, companhia com a qual a TAP tem um parceria que tem como corolário uma série de code-shares, teve de ser adiado pq o seu 737-300 avariou na Portela. Ora a TAP disponibilizou-se pra escoar os pobres passageiros no seu A319 no TP 16XX, ficando eu apeado. Uma vã tentaviva de pedir um cockpit (lugar atrás dos pilotos) não surtiu efeito. Toca a meter-me em lista de espera pro TP 1691 a sair ás 21h45m. Como o voo TP16XX não deu pra toda a malta da transportadora açoreana começo a ver a vida a andar pra trás, já que este era o ultimo voo do dia.Começa ai o caos no balcão de check-in da TAP. Nestas alturas de aperto os funcionários costumam ficar em média 20 minutos ao telefone e mexer no computador pra atender cada passageiro. Pq? Porque nas transferências de passageiros de um voo pra outro basta um erro pra se perder horas e horas a saber onde ele anda e a ver se a porcaria da mala dele vai ou não. Além disso o stress começa-se a acumular e a clarividência dos funcionários a diminuir. Telefona-me o meu pai do aerorporto da Madeira e diz-me q o avião da SATA recuperou e q vai sair dentro em pouco vazio, e como a SATA passou recentemente a aceitar bilhetes PAD da TAP, que fosse apanhar esse. Ora o balcão do voo da SATA era o mm q o do TP 1691 apesar de já nem aparecer nos ecrans. Mas os funcionários não atendiam ninguem e tavam o tempo todo ao telefone. O meu pai mexe uns cordelinhos e consegue q uma funcionária me atenda. Ela trata de tudo, mete uma etiqueta especial na minha mala (a dizer "STANDY" ) e pede-me pra entregar a mala no balcão das malas muito grandes pq o avião já tava a sair. Vou lá e o bagageiro diz q a mala não pode ir pro porão sem identificação do voo (aquele codigozito de barras nas etiquetas de bagagem). Lá voltamos ao check-in e o gj tem uma discussão com a funcionária pq ela achava q aquilo era suficiente.Ele olha pra ela como se fosse um ser irracional e pede-lhe uma etiqueta manual que lá preenche.Depois vou ao balcão de leitura a abordo e peço o jornal. A menina olha pro cartão de embarque (escrito á mão) e começa a fazer uma série de perguntas: quem lhe deu isto, pra onde vai, etc.. Eu já sem muita paciência, digo "Olhe, vai demorar, muito? Se sim, esqueça!"Segundos depois vou eu de jornal na mão, em direção a porta 12, como dizia no cartão.

***** O melhor começa agora. ****

Qd lá chego, qual o meu espanto, ao ver a porta vazia sem ninguem!!! Será q o avião levantou sem mim??Não pode ser, senão tinham chamado pelo meu nome. Qd olho melhor pro meu cartão de embarque dizia TP 1691 e não o da SATA . Estranho...E no recibo de bagagem tb!!! Reparo então q na porta 13 está a embarcar o dito TP1691.Toca a meter-me na fila. Qd tá quase a chegar a minha vez, olho pra dentro do cartão de embarque e reparo q falta obilhete correspondente aquele percurso. Nota: a falta de esse bilhete é condição suficiente para o passageiro ficar em terra.Mm q tenha cartão de embarque e o nome no computador, fica em terra!!! Só tem é que comprar outro bilhete e mais nada!!!Lá chega a minha vez e dou o cartão á menina da TAP q olha pra ele com uma cara muito espantada. "mas, o q é isto,quem lhe deu isto?Falta o bilhete, etc". Lá começo a explicar. Peço-lhe q me confirme se estou no computador ou não. Lá vai ela ver e diz "Sim, temos 3 F. NomeX". Ora o meu nome é J. NomeX. (Nota: NomeX na Madeira é o mm que Silva no continente). Depois diz ela que NomeX J não tem nenhum. Telefono ao meu pai e pergunto que treta é esta. Lá ele me diz q o voo da SATA tá 3 portas ao lado, na porta 10. Ponto da situação: Tenho de ir a uma porta de embarque tentar embarcar com um cartão de outra companhia, passado noutro nome que não o meu, e sem o bilhete (q tenho a certeza q ficou no check-in). De salientar que não havia code-share em nenhum destes voos. Eram exclusivamente SATA ou TAP.Qd lá chego obviamente q a menina fica a olhar pra mim com uma cara de estupefacção. Lá a consigo convencer que eu tava certo ali e ela consegue via telefone confirmar que o meu bilhete ficou no balcão de check-in. Apos algumas confusões menorespergunta-se se eu quero ir no voo da TAP ou neste, tendo em conta que a minha mala ia no outro. Entretanto chama um gajo do outro balcão da TAP a perguntar se eu sempre quero o cockpit pedido. Eu digo que não e fico a matutar que não pedi cockpit nenhum, já que o meu pai me disse que o comandante já tinha atribuido todos previamente.
Ai a menina da SATA começa a meter dados no computador e a dizer qq coisa do tipo "Pois, bem, vc é o F NomeX..."Eu digo logo, não, não. Sou o J NomeX, o cartão tá errado. Ela fica a olhar pra mim com uma cara de estupefacção.
Já tava a começa a mandar vir comigo por ter vindo lá bater com um cartão ridiculo (como se a culpa não fosse das colegas da TAP), dei-lhe uma resposta seca e lá ela se calou.Ora o verdadeiro F NomeX deve ter chegado ao embarque do voo TAP e o devem-lhe ter dito "mas so senhor não ia na SATA?"Por outro lado, se eu tivesse aceite o cockpit ia ser bonito chegar a bordo e ter o comandante a olhar pra mim e dizer "Quem???"
Ou qd lá chegasse o F NomeX dizerem-lhe que ele já estava a bordo!!! Lá fui pra bordo e até consegui o meu lugar na fila de emergência. Até nisso ia havendo buraco já que tive de expulsarum italiano que se tava a aproveitar da minha chegada tardia.
Se lembrarmos que o voo da SATA tava mm a sair as 22h, eu entrei as 22h15 no avião e este saiu....ás 22h40!!! Pff.....

A viagem daqui em frente decorreu sem incidentes e recuperei a minha mala logo que cheguei, visto os 2 aviões terem chegado á mm hora.

Se não fosse que eu era um PAD e que acabei por não ficar em terra, tinha morto alguem naquele aeroporto.

Comments

Jingas said…
Onde tu estás, há sempre história...:P
Anonymous said…
n PAgas e ainda reclamas granda lata!!!!

Pobre e mal agradecido
Mike said…
Ehehe..sei bem o que sao essas confusoes!!!

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Abu Nidal em Portugal