Estacionamento aeronave em LIS - Contador de distância


Estacionamento aeronave em LIS - Contador de distância
No fim vê-se um contador de distância entre o avião e parede.
O sistema usado em LPPT é o APIS.


Explicação de Sousa:

O sistema APIS está calibrado para ser visto do lado esquerdo, ou seja pelo comandante. Como o vídeo foi filmado do jumpseat do meio não se vê a linha direitinha. 
Há outros sistemas em que existe um ecrã que indica o desvio lateral e a distância até parar e aí toda a gente vê o mesmo.Em Heathrow até havia um sistema com uma luz vermelha e uma verde que indicava se estávamos na linha e depois havia um espelho em que víamos o trem da frente e as linhas a dizer onde tinhamos que parar, era do mais simples que há...Há ainda um sistema ainda mais simples, se bem que só costuma ser usado em stands sem manga, em que a center line do stand é prolongada bem para a frente e em que estão marcadas linhas perpendiculares a dizer "STOP". Quando o cockpit estiver alinhado com essa linha é só parar...
A necessidade de parar no sítio certo prende-se com o alcance da manga telescópica, com o posicionamento dos bocais de abastecimento em relação aos pontos de abastecimento do avião, com o espaço necessário para que os vários serviços circulem em segurança em volta do avião e ainda com o espaço que tem que ficar atrás do avião de modo a assegurar espaço suficiente para passarem outros aviões atrás.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular