TWA 800 e o Ustica disaster
http://www.twa800.com/index.htm
Recomendo o romance livro "Crepúsculo Fatal", escrito por Nelson Demille. Comprei-o acabado de voar para CPH porque precisava de trocos! e tinha acabado de ler o "102 minutos", sobre os bombeiros nas Twin Towers no 911, que começa justamente onde esse acaba!!
Mas será que este tipo de causas de ordem de erro militar serão assim tão inverosímeis?
EI 712 da Aer Lingus
Aparentemente em 1968, um Vickers Viscount 803 de matrícula EI-AOM, chamado "St. Phelim, da transportadora irlandesa Aer Lingus a fazer um Cork x Londres com 61 pax a bordo, caiu misteriosamente no mar após conversa muito estranha ente piloto e ATC.
Levou-se anos a descobir os destroços que estavam exactamente no local onde testemunhas o viram cair!! Depois "ingenuamente" içou-se o avião apenas por um cabo, que se desmantelou todo ao vir a superfície e se perderam os cadáveres e fragmentos para se poderem tirar conclusões.
Alega-se que os corpos dos pax que sofreram impacto do missil na parte traseira do avião foram repescados por mergulhadores da Royal Navy e queimados em segredo. A polémica ainda hoje decorre:
http://www.manxman.co.im/cleague/archive/ei712f.html
Desastre de Ustica
Em 1980, um Dc-9 da voava de Bolonha para Palermo durante um exercicio da NATO. Era o I-TIGI da Itavia.
Eis então que 2 Mig-23 Líbios decidiram espiolhar território italiano nesse momento, e aviões da NATO foram atrás deles. Disparam um míssil...que não acertou no alvo correcto. Um dos mig23 foi abatido e o outro fugiu das águas territorais italianas mas o piloto teve de se ejectar antes de chegar á base por causa de falta de fuel queimado no dogfight.
Chegou a ser reinvindicado como atentado por um grupo terrorista italiano, coisa que nunca se provou. Diz-se que a mando dos serviços secretos italianos!!
Ainda hoje não existe relatório oficial sobre este assunto!! E a teoria da conspiração continuou, diz-se que dos pilotos dos Frecce Tricolori do acidente de Ramstein, 2 eram dos que perseguiram os mig23.
Comments