Aviões e ATC no "Assalto ao Aeroporto"
Estive a rever o filme "Assalto ao Aeroporto" na Sic. Do ponto de vista da aviação tem alguns pormenores interessantes.
A sra McClane vem num Tristar da Northeast Airlines (NEA na fuselagem, com cores semelhantes ás da Virgin Atlantic). O cmdt sintoniza um TV local de Washington nos ecrans!! Passa os simpsons!! Isto era possível em 93? No chão vê-se material de handling da NEA.
Vê-se também um telefone a bordo ser usado com a inserção de cartão de crédito. O telefone é cordless. OS da TAP seriam assim? O cokpit e a cabine são de 747, no entanto. Vêem-se as 4 manetes de throttle na aterragem quando o piloto mete os reversers.
Foi giro ver os slides a encher...
O "Windsor 114" vitima de atentado por erro induzido no ILS parece-me um DC-8. Com pouco fuel a bordo explode como o fogo de artificio de fim de ano na Madeira.
Pode-se ver as fitas de ATC, na torre de controle pirata. São transparentes, neste caso.
Usar o outer marker como emissor de voz também está interessante. Vê-se a luzinha a acender no cockpit de um avião ao passar á vertical. Mas seria possível transmitir voz com o avião em movimento, como fazem durante pelo menos um minuto? Não, me parece trata-se de um pequeno emissor apenas captável praticamente á vertical do marker.
É possível recalibrar o glideslope de um ILS através de um simples menu num computador numa torre de controlo? Na imagem que se vê, o terrorista usa uma lightpen para meter o glideslope 200 pés abaixo. Eu penso que da maneira que está é impossível, pois o emissor fica na mesma posição, o que se poderia era mudar o ângulo de APP. É dado também um QNH errado,
O general Esperanza vem num avião militar. Parece um C-130 mas com 4 reactores mas também não é um C-17. Será um daqueles protótipos tipo YC-15? Pelo menos parece, apesar do botão de ejecção num avião de transporte ser completamente irrealista.
No voo de escape, o gen pilota um 747F (versão 100) com 3 janelas no upper deck. O livery é da Evergreen e vê-se na portinhola do trem da frente "473". Podia jurar que numa cena aparece uma bandeira US e United States of America em fonte garrafal ao longo da fuselagem. Seria footage do Air Force One?
Outra boa é o militar que luta com o McClane, é sugado pela motor do 747 e nem sequer desligam o motor. A sabotagem foi no aileron, mas também um casaco... O fuel a sair também não parece chatear ninguem no cockpit. E deste pode-se ver a cabine sem porta nem nada.
O avião era este (tinha 473 no trem):
N473EV 121(F) 19657/37 473 N753PA 07/89 * cvtd 747-121
http://www.airliners.net/open.file/0000724/M/
Foi entregue á Pan Am com matricula N753PA em 1970.
http://www.airliners.net/open.file/0563825/M/
Foto danificado:
http://www.airliners.net/open.file/0136732/M/
Eis uma thread sobre isto num forum:
http://diecastaircraftforum.com/showthread.php?t=44130
No fim aparecem um 727 e 747 de companhias desconhecidas. O 727 tem cores parecidas com o "friendship" da UA. Descobri mais tarde ter sido da ATA.
O chefe do aeroporto de Dulles era o sr Trudeau, como o Pierre que dá o nome ao apt de Montreal. Será alguma mensagem politica? Pareceu muito conformista com a sitaução. Lindo que avisar a USAF ou mandar divergir o avião do general nunca é hipótese. E que pouco desconfiados são os pilotos em espera. Também não se percebe que raio iam fazer os bandidos depois de descolarem de Dulles já que a FA apanhava-os num instante saindo da base de Andrews (?).
Perfil no IMDB:
http://us.imdb.com/title/tt0099423/
Pormenores:
http://us.imdb.com/title/tt0099423/trivia
Sempre gostei deste filme pela ação, desde que saiu. Agora apreciei ainda mais pelos detalhes de aviação.
A sra McClane vem num Tristar da Northeast Airlines (NEA na fuselagem, com cores semelhantes ás da Virgin Atlantic). O cmdt sintoniza um TV local de Washington nos ecrans!! Passa os simpsons!! Isto era possível em 93? No chão vê-se material de handling da NEA.
Vê-se também um telefone a bordo ser usado com a inserção de cartão de crédito. O telefone é cordless. OS da TAP seriam assim? O cokpit e a cabine são de 747, no entanto. Vêem-se as 4 manetes de throttle na aterragem quando o piloto mete os reversers.
Foi giro ver os slides a encher...
O "Windsor 114" vitima de atentado por erro induzido no ILS parece-me um DC-8. Com pouco fuel a bordo explode como o fogo de artificio de fim de ano na Madeira.
Pode-se ver as fitas de ATC, na torre de controle pirata. São transparentes, neste caso.
Usar o outer marker como emissor de voz também está interessante. Vê-se a luzinha a acender no cockpit de um avião ao passar á vertical. Mas seria possível transmitir voz com o avião em movimento, como fazem durante pelo menos um minuto? Não, me parece trata-se de um pequeno emissor apenas captável praticamente á vertical do marker.
É possível recalibrar o glideslope de um ILS através de um simples menu num computador numa torre de controlo? Na imagem que se vê, o terrorista usa uma lightpen para meter o glideslope 200 pés abaixo. Eu penso que da maneira que está é impossível, pois o emissor fica na mesma posição, o que se poderia era mudar o ângulo de APP. É dado também um QNH errado,
O general Esperanza vem num avião militar. Parece um C-130 mas com 4 reactores mas também não é um C-17. Será um daqueles protótipos tipo YC-15? Pelo menos parece, apesar do botão de ejecção num avião de transporte ser completamente irrealista.
No voo de escape, o gen pilota um 747F (versão 100) com 3 janelas no upper deck. O livery é da Evergreen e vê-se na portinhola do trem da frente "473". Podia jurar que numa cena aparece uma bandeira US e United States of America em fonte garrafal ao longo da fuselagem. Seria footage do Air Force One?
Outra boa é o militar que luta com o McClane, é sugado pela motor do 747 e nem sequer desligam o motor. A sabotagem foi no aileron, mas também um casaco... O fuel a sair também não parece chatear ninguem no cockpit. E deste pode-se ver a cabine sem porta nem nada.
O avião era este (tinha 473 no trem):
N473EV 121(F) 19657/37 473 N753PA 07/89 * cvtd 747-121
http://www.airliners.net/open.file/0000724/M/
Foi entregue á Pan Am com matricula N753PA em 1970.
http://www.airliners.net/open.file/0563825/M/
Foto danificado:
http://www.airliners.net/open.file/0136732/M/
Eis uma thread sobre isto num forum:
http://diecastaircraftforum.com/showthread.php?t=44130
No fim aparecem um 727 e 747 de companhias desconhecidas. O 727 tem cores parecidas com o "friendship" da UA. Descobri mais tarde ter sido da ATA.
O chefe do aeroporto de Dulles era o sr Trudeau, como o Pierre que dá o nome ao apt de Montreal. Será alguma mensagem politica? Pareceu muito conformista com a sitaução. Lindo que avisar a USAF ou mandar divergir o avião do general nunca é hipótese. E que pouco desconfiados são os pilotos em espera. Também não se percebe que raio iam fazer os bandidos depois de descolarem de Dulles já que a FA apanhava-os num instante saindo da base de Andrews (?).
Perfil no IMDB:
http://us.imdb.com/title/tt0099423/
Pormenores:
http://us.imdb.com/title/tt0099423/trivia
Sempre gostei deste filme pela ação, desde que saiu. Agora apreciei ainda mais pelos detalhes de aviação.
Comments