A realidade do UK VI - Civilização


Estão muito á nossa frente aqui. O inglês, salvo quando bebe porque ai é um animal, é do mais civilizado que há. As pessoas são ordeiras e organizadas e assumem que numa sociedade regrada todos tendem mais a ganhar do que só olhando para o seu umbigo. Tendem a seguir as regras e a ser proactivos em ideias para melhorar a sua organização. Improvisam pouco e são mais metódicos, evitam confusão e caos. Agem de boa fé quando em grupo em vez de pensar em não fazer nada ou invejar o que os outros fazem.
Se pedirmos informações as pessoas ajudam de maneira simpática e muito atenciosa. Em caso de direções até nos levm lá ao sitio caso vejam que não chegam. São muito educados e costumam responder bem e dar bom dia e obrigado com cara alegre. Por vezes parecem cínicos, mas não são de criticar negativamente sendo bruscos ao conrário dos Holandeses. Quando querem ser negativos, são educados na mesma e temos de ler nas entrelinhas.
Há crime, claro, mas as pessoas em geral são honestas. Sempre me impressionou que davam sempre o troco certo mesmo que se tratasse de um cêntimo. As lojas e tudo em geral não estão tão bem preparadas contra vigarice como cá em Portugal. Bichas são sempre cumpridas como todas as regras de operação em sociedade. Na estrada nunca se ouvem buzinadelas (excepto em Londres na hora de ponta) nem pessoal a tentar passar a perna a outros. As pessoas têm um aspecto empenhado no seu trabalho mesmo que seja a vender gelados numa barraca. Empregado que ficam babados quando se faz uma pergunta "ah isso não sei..deve ser...com o chefe.." não existem praticamente. Oganizar alguma actividade que necessite de cooperação como gerar fundos de caridade em actividade pós-laboral é muito comum. As pessoas gostam de colaborar e são responsáveis.


Quando cheguei ao UK e vi-me integrado numa equipa de trabalho de lá, foi gratificante ver o que tinham organizado. Tinha uma pessoa para nos mostrar as instalações, outra para nos integrar no projecto, outra para nos convidar para almoçar, tudo planeado. Sempre que alguem ficava doente, aparecia um cartão para assinarmos, e bolos nos anos.

O inglês é também ordeiro na rua. Lixo no chão, ser barulhentos a falar e com telemóveis não é problema. Muitas pessoas nem sabem o seu número.


Onde falham é mesmo na higiene. Tomar duche para eles parece ser algo que só se faz quando é preciso. Muita gente nem toma banho todos os dias. Mudam apenas de roupa, e o cheiro nota-se. tive um colega, caso extraordinário, que se cheirava a cerca de 5m. Tomava banho 1x por semana e usava a mesma camisa a semana toda!! Tão mal era que chegou a ser advertido pelo chefe, e passou..a usar um desodorizante ao chegar a trabaho - ai de quem entrasse no WC há hora de entrada dele. Uma colega tinha um climatizador na secretária apontado para ele.

Na recolha de lixo, essa só se fazia uma vez por semana!! Não sei o que os ingleses faziam com o lixo deles mas eu tinha de deixar no quintal dentro de sacos. No verão o cheiro era mesmo mauzinho e gatos vadios rompiam a porcaria dos sacos.

Sobre ideias e preconceitos de facto também mostram progresso. Discriminação por sexo, religião ou etnia é inaceitável lá, já na mentalidade das pessoas. Havia un transsexual onde trabalhei, que passou de homem para mulher. A companhia mandou um mail a advertir que essa pessoa ia ser operado e que ia ter uma fase de transição em que ia passar a vestir-se de mulher. Avisava que qualquer acto discriminatório seria punido com o despedimento. Assim foi, mudou de sexo e continua lá a trabalhar. Pareceu-me bem integrada na empresa e é uma funcionária tida em grande consideração profissional, e que contribuiu muito para o B.777.

Nos pubs as pessoas são pouco mesquinhas com trocos e se chega alguem a um grupo que neão conhece toda a gente, paga a rodada a todos sem qualquer problema.

Outra prova de civilização são a quantidade de estacionamentos e adaptações que as infraestruturas têm para deficientes.

A lei lá é cumprida por natureza. As pessoas que cumprem a lei safam-se bem, as que não, vêem-se á rasca. Não pagar contas de cartão de crédito pode ser o suficiente para não conseguir um empréstimo bancário uns anos mais tarde. a policia não anda armada com armas de fogo. No entanto, se houver problemas sérios, aparecem de metralhadora.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular