Carros em Shanghai
Shanghai tem 17 milhões de habitantes, quase o dobro do nosso Pais.
Mas meia dúzia de modelos de carros dominam o panorama do parque automóvel. As marcas que vendem carros fazem-no com um modelo apenas com uma ou duas versões e monopolizam totalmente o mercado. A única adaptação ao Chinês e colocarem o nome da marca em caracteres deles e fabricarem cá os modelos.
O comum chinês não tem carro, mas sim mota o bicicleta, ou usa os transportes públicos.
So há carros do governo, de ricos (ou classe media bem alta), taxis e veículos de transporte e de serviços.
Os taxis sao todos VW Santana.
Os carros do governo sao todos VW passat (será por Volskwagen = carro do povo em alemão?) dos novos (3Volumes) , ou Audis A4 ou A6 (A8 e A3 nem ver).
Os carros de ricos são BMW, VW passat novos, Toyotas Camry, Honda sedans, uns Buick grandes e pouco mais.
Carros desportivos nao e cultura daqui. Vimos um porsche e pouco mais. O que conta e ser grande e ter vidros fumados, como uma limusine do Mao Zedong. Mas carrinhas nem ver, so mesmo sedans.
Os carros de classe media são:
VW Santana, um Buick que e o opel corsa 3 volumes com GM escrito, uns Hyundais, Hondas e Toyotas de segmento médio.
Mercedes e coisa que raramente se vê por cá. Mas vêem-se alguns Peugeout 207 e 307 e Renault Megane.
Em Pequim já existe alguma variação, em particular nos taxis.
Alem do VW Santana (poucos ca), temos o Volkswagen Jetta (parecido com o dos anos 80 na Europa), um Jetta mais recente mas a base daquele, o Hyundai Elantra e .....o Citroen ZX!!!! Em versao 2 e 3 volumes.
Na rua a VW domina para a classe media, com o Golf IV, polo e Bora a juntarem-se aos Passats e Santanas.
Como minibus sao todos Toyota Coaster!!
O novo Roweve ja esta anunciado em placards, ou seja, o Rover 45 lançado ca!!
Vai haver uma liberalização de mercado automóvel cá e as vendas tem caído ultimamente a espera das novas oportunidades.
Mas meia dúzia de modelos de carros dominam o panorama do parque automóvel. As marcas que vendem carros fazem-no com um modelo apenas com uma ou duas versões e monopolizam totalmente o mercado. A única adaptação ao Chinês e colocarem o nome da marca em caracteres deles e fabricarem cá os modelos.
O comum chinês não tem carro, mas sim mota o bicicleta, ou usa os transportes públicos.
So há carros do governo, de ricos (ou classe media bem alta), taxis e veículos de transporte e de serviços.
Os taxis sao todos VW Santana.
Os carros do governo sao todos VW passat (será por Volskwagen = carro do povo em alemão?) dos novos (3Volumes) , ou Audis A4 ou A6 (A8 e A3 nem ver).
Os carros de ricos são BMW, VW passat novos, Toyotas Camry, Honda sedans, uns Buick grandes e pouco mais.
Carros desportivos nao e cultura daqui. Vimos um porsche e pouco mais. O que conta e ser grande e ter vidros fumados, como uma limusine do Mao Zedong. Mas carrinhas nem ver, so mesmo sedans.
Os carros de classe media são:
VW Santana, um Buick que e o opel corsa 3 volumes com GM escrito, uns Hyundais, Hondas e Toyotas de segmento médio.
Mercedes e coisa que raramente se vê por cá. Mas vêem-se alguns Peugeout 207 e 307 e Renault Megane.
Em Pequim já existe alguma variação, em particular nos taxis.
Alem do VW Santana (poucos ca), temos o Volkswagen Jetta (parecido com o dos anos 80 na Europa), um Jetta mais recente mas a base daquele, o Hyundai Elantra e .....o Citroen ZX!!!! Em versao 2 e 3 volumes.
Na rua a VW domina para a classe media, com o Golf IV, polo e Bora a juntarem-se aos Passats e Santanas.
Como minibus sao todos Toyota Coaster!!
O novo Roweve ja esta anunciado em placards, ou seja, o Rover 45 lançado ca!!
Vai haver uma liberalização de mercado automóvel cá e as vendas tem caído ultimamente a espera das novas oportunidades.
Comments
(no endereço do blog ehehe)
Boa lua-de-mel ;)