FAQ de aviões
P:É verdade que os pilotos comerciais não fazem nada e o avião se pilota sozinho?
R:Não, de modo algum. Os aviões têm muitos automatismos de modo a limitar o tempo nos controlos e poupar fuel a seguir as rotas. Mas os pilotos têm um grande esforço de monitorização da rota, sistemas (cada vez mais complexos), da meteorologia, controlo de tráfego, etc. E são capazes de manobrar o avião em "Normal Law" (á mão mesmo). E os sistema automáticos (ILS por exemplo na aterragem) não podem ser usados em muitos aeroportos.
P:As rodas dos aviões têm tracção para estes se movimentarem no aeroporto?Se sim, á frente ou atrás?
R:Não não têm tracção nenhuma, apenas o impulso do motor. Têm travões de disco (alguns de duplo disco).
P:Os pilotos fazem o teste do alcool antes de voarem?
R:Alguma companhias têm testes de ácool periódicos. A British Airways recentemente despediu pilotos "apanhados". Infelizmente o alcoolismo está espalhado por todas as profissões.
P:Porque que utilizamos expressões maritimas (por ex: embarcar, navegar) referindo-nos a aviões?
R:Muito do que se faz na aviação vem de facto da cultura maritima. Estibordo, bombordo, nós, milhas náuticas, enfim toda a terminologia da navegação vem da marinha. A parte de passageiros estava também muito mais desenvolvida no transporte marítimo aquando do boom da aviação.
P:A velocidade dos aviões é medida em relação a quê? solo, deslocação do ar? distancia x tempo?
R:Usam-se duas velocidades para 2 motivos distintos.Velocidade em relação ao ar (Indicated air Speed, existem correções que se podem fazer em função do tipo de avião, erros de densidade do ar, etc.Serve para avaliação aerodinâmica, por exemplo velocidades de perda, de segurança em relação a danos estruturais, para saber quando se pode descolar etc. É calculada APENAS por difreença de pressão total (tubo de pitot, cano contra o vento) e uma tomada de pressão atmosférica (um barometro no lado da fuselagem).
Velocidade em relação ao solo é usada para navegação apenas. Pode-se pegar ma IAS, corrigi-la com os ventos (por adição de vectores). Ou usar GPS e DMEs.
P:As rodas dos aviões levam ar dentro?
R: sim.Aviões com MTOM superior a 34 tons devem ter os seus pneus cheio com nitrogénio seco, ou outro gas inerte, não podendo a quantidade de O2 ser superior a 5%.
P:É verdade que a resolução dos altímetros nos aviões comerciais é de 1 metro?Ou seja, para altitude inferior a 1 metro do chão o piloto não sabe se está a 90cm ou a 10cm do chão.Se isso é verdade, porque é que não representa um perigo ao aterrar?
R:Exceptuando o caso (caro) de autoland,as aterragens são visuais e tem de ser o piloto a olhar pra pista e ver se está perto ou não, com avisos sonoros até aos 50pés acima do solo.
Todos os aviões usam pelo menos um altimetro barométrico de ponteiro. É analogico como um relógio e tem um ponteiro das centenas de pés (e outro nos milhares e outro nas dezenas de milhares). Normalmente 50 pés seria a máxima resolução a ter em conta ao ver o ponteiro.
É necessário 2000 pés de MSA (Minimum safety altitude) a voar sobre montanhas, 1000' sobre zonas não montanhosas e 2000 sobre aglomerados populacionais.
OS aviões comerciais têm um radio altimetro, que manda feixe ao chão e recebe. Mas só é usado abaixo de 2500 pés AGL (above ground level).
É muito sensivel e serve principalmente para avisos de colisões com o terreno e para sistemas ILS poderem controlar o avião na aproximação até aterrar.
Neste caso o avião em automático (Airbus por exo) avisa de modo sonoro os pilotos de uma forma semelhante á seguinte "400..300.200..100..50..40 RETARD RETARD".
Quando o piloto ouve o RETARD está na hora de "arredondar" (fazer o avião tocar na pista).
Em caso de ILS Cat IIIc é suposto o avião aterrar sozinho sem qualquer tipo de visibilidade.
P:Existe alguma regra que define a forma como piscam as luzes exteriores dos aviões e/ou a cor das mesmas?
R:As strobes (as que piscam) costumam ser brancas e piscar de modo a não serem passiveis de confusão com outra coisa.
A anti-colisão (cauda, em cima, branca ou vermelha) e as de navegação (pontas da asas, verde á direita, vermelha á esquerda) não piscam.
P:Quanto maior for a area da asa, maior é a sustentação? A velocidade não influencia a sustentação? Se sim parece me logico um avião maior conseguir ter uma velocidade de aproximação menor do que um avião + pequeno e com menos area de asa!
R:A sustentação vem da fórmula:
L = 1/2 x R x CL x S x v^2
L = força de sustenção
R = densidade do ar (Kg / m3)
Cl = coeficiente de sustenação. Varia em funcção do angulo de ataque e flaps
S = superficie alar (m2)
V^2 = velocidade do avião em relação ao ar (KIAS) ao quadrado
Pela formula a sustentação varia com o quadrado da velocidade do avião, logo esta é mais determinante que a superficie alar.
Uma variação de 3 ai implica um lift multiplicado por 9, enquanto a mesma variação implicaria o terço do lift.
P:Quando vejo a aproximação de aeronaves às pistas dos aeroportos (ao vivo ou em vídeo), tenho frequentemente a sensação que os grandes aviões (747/767/777/330/340 etc) aparentemente aproximam-se a uma velocidade inferior à de aeronaves pequenas (319 ou pequenas jactos). Isso é um facto, ou deve-se é apenas ilusão?
R:Ilusão.Um navio de passageiros a 20 nós parece estar parado mas um bote á mesma velocidade parece que voa. Os aviões a jato andam todos pela zona dos 250-300 km/h na aterragem independentemnte do tamanho.
R:Não, de modo algum. Os aviões têm muitos automatismos de modo a limitar o tempo nos controlos e poupar fuel a seguir as rotas. Mas os pilotos têm um grande esforço de monitorização da rota, sistemas (cada vez mais complexos), da meteorologia, controlo de tráfego, etc. E são capazes de manobrar o avião em "Normal Law" (á mão mesmo). E os sistema automáticos (ILS por exemplo na aterragem) não podem ser usados em muitos aeroportos.
P:As rodas dos aviões têm tracção para estes se movimentarem no aeroporto?Se sim, á frente ou atrás?
R:Não não têm tracção nenhuma, apenas o impulso do motor. Têm travões de disco (alguns de duplo disco).
P:Os pilotos fazem o teste do alcool antes de voarem?
R:Alguma companhias têm testes de ácool periódicos. A British Airways recentemente despediu pilotos "apanhados". Infelizmente o alcoolismo está espalhado por todas as profissões.
P:Porque que utilizamos expressões maritimas (por ex: embarcar, navegar) referindo-nos a aviões?
R:Muito do que se faz na aviação vem de facto da cultura maritima. Estibordo, bombordo, nós, milhas náuticas, enfim toda a terminologia da navegação vem da marinha. A parte de passageiros estava também muito mais desenvolvida no transporte marítimo aquando do boom da aviação.
P:A velocidade dos aviões é medida em relação a quê? solo, deslocação do ar? distancia x tempo?
R:Usam-se duas velocidades para 2 motivos distintos.Velocidade em relação ao ar (Indicated air Speed, existem correções que se podem fazer em função do tipo de avião, erros de densidade do ar, etc.Serve para avaliação aerodinâmica, por exemplo velocidades de perda, de segurança em relação a danos estruturais, para saber quando se pode descolar etc. É calculada APENAS por difreença de pressão total (tubo de pitot, cano contra o vento) e uma tomada de pressão atmosférica (um barometro no lado da fuselagem).
Velocidade em relação ao solo é usada para navegação apenas. Pode-se pegar ma IAS, corrigi-la com os ventos (por adição de vectores). Ou usar GPS e DMEs.
P:As rodas dos aviões levam ar dentro?
R: sim.Aviões com MTOM superior a 34 tons devem ter os seus pneus cheio com nitrogénio seco, ou outro gas inerte, não podendo a quantidade de O2 ser superior a 5%.
P:É verdade que a resolução dos altímetros nos aviões comerciais é de 1 metro?Ou seja, para altitude inferior a 1 metro do chão o piloto não sabe se está a 90cm ou a 10cm do chão.Se isso é verdade, porque é que não representa um perigo ao aterrar?
R:Exceptuando o caso (caro) de autoland,as aterragens são visuais e tem de ser o piloto a olhar pra pista e ver se está perto ou não, com avisos sonoros até aos 50pés acima do solo.
Todos os aviões usam pelo menos um altimetro barométrico de ponteiro. É analogico como um relógio e tem um ponteiro das centenas de pés (e outro nos milhares e outro nas dezenas de milhares). Normalmente 50 pés seria a máxima resolução a ter em conta ao ver o ponteiro.
É necessário 2000 pés de MSA (Minimum safety altitude) a voar sobre montanhas, 1000' sobre zonas não montanhosas e 2000 sobre aglomerados populacionais.
OS aviões comerciais têm um radio altimetro, que manda feixe ao chão e recebe. Mas só é usado abaixo de 2500 pés AGL (above ground level).
É muito sensivel e serve principalmente para avisos de colisões com o terreno e para sistemas ILS poderem controlar o avião na aproximação até aterrar.
Neste caso o avião em automático (Airbus por exo) avisa de modo sonoro os pilotos de uma forma semelhante á seguinte "400..300.200..100..50..40 RETARD RETARD".
Quando o piloto ouve o RETARD está na hora de "arredondar" (fazer o avião tocar na pista).
Em caso de ILS Cat IIIc é suposto o avião aterrar sozinho sem qualquer tipo de visibilidade.
P:Existe alguma regra que define a forma como piscam as luzes exteriores dos aviões e/ou a cor das mesmas?
R:As strobes (as que piscam) costumam ser brancas e piscar de modo a não serem passiveis de confusão com outra coisa.
A anti-colisão (cauda, em cima, branca ou vermelha) e as de navegação (pontas da asas, verde á direita, vermelha á esquerda) não piscam.
P:Quanto maior for a area da asa, maior é a sustentação? A velocidade não influencia a sustentação? Se sim parece me logico um avião maior conseguir ter uma velocidade de aproximação menor do que um avião + pequeno e com menos area de asa!
R:A sustentação vem da fórmula:
L = 1/2 x R x CL x S x v^2
L = força de sustenção
R = densidade do ar (Kg / m3)
Cl = coeficiente de sustenação. Varia em funcção do angulo de ataque e flaps
S = superficie alar (m2)
V^2 = velocidade do avião em relação ao ar (KIAS) ao quadrado
Pela formula a sustentação varia com o quadrado da velocidade do avião, logo esta é mais determinante que a superficie alar.
Uma variação de 3 ai implica um lift multiplicado por 9, enquanto a mesma variação implicaria o terço do lift.
P:Quando vejo a aproximação de aeronaves às pistas dos aeroportos (ao vivo ou em vídeo), tenho frequentemente a sensação que os grandes aviões (747/767/777/330/340 etc) aparentemente aproximam-se a uma velocidade inferior à de aeronaves pequenas (319 ou pequenas jactos). Isso é um facto, ou deve-se é apenas ilusão?
R:Ilusão.Um navio de passageiros a 20 nós parece estar parado mas um bote á mesma velocidade parece que voa. Os aviões a jato andam todos pela zona dos 250-300 km/h na aterragem independentemnte do tamanho.
Comments
Diz-se que uma bebida no ar equivale a duas em terra devido à pressão.