Belfast, a vergonha da Europa
A Air France a emmerdé (a tradução para tuguês é o que parece) o mercado francês interno da aviação. Todas as outras ou foram absorvidas, ou fechadas ou instrumentalizadas com livery e reservas no site muito cigano da AF. Por motivos de evitarem sanções dura da CE, deixaram a Easyjet fazer voos internos Nice x Paris ao preço da uva mijona. A nível internacional a Easyjet voa para Belfast International a partir de Nice Côte D'Azur.
Nos fins de semana pós-verão a Côte D'Azur é ZERO. É só velhos reformados. Um dia apanho na net um belo Nice x Belfast x Luton x Nice por 230 euros com taxas!!
Ora buga a Belfast. Imprimi umas informações do wikipedia e vejo que AINDA existem "Peace Lines", tipo muro de Berlim apesar do nome, a separar as facções protestantes da católica.Nem queria acreditar e perguntei a um casal de irlandeses ao meu lado se aquilo era mesmo assim, e confirmaram-me que não era apenas uma atração turistica. Pouco depois cheguei a Belfast International, o 2ª aeroporto da cidade, uns 20 km a Oeste da cidade, após uma magnifica aproximação sobre o Mar da Irlanda onde se viu Liverpool, Blackpool etc.
Mal chego ao aeroporto, faço um reconhecimento a ver onde vou dormir (sim no aeroporto, onde passaria a nooite a ouvir falar lituano e uma porcaria de uma slot machine com um música da treta a noite toda). Belfast é uma cidade CARA e o voo e saida para Luton é as 6 da matina.Vou a um guichet de turismo e informam-me que existe um tour de bus com guia pelas zonas quentes.
O tour começou no centro de Belfast e o guia foi contando coisas chocantes tidas como normais pelos habitantes de Belfast. No centro da cidade existem montes de "dentes" nos quarteirões, edificios destruidos no bombardeamentos durante a WWII que nunca foram reconstruidos. São quase todos usados como estacionamentos, sendo Belfast um primor para estacionar na baixa. Os bombardeamentos foram em grande parte dirigidos aos estaleiros navais mesmo junto ao centro, de onde saiu o Titanic. O seu mano maior Britanic, de um total de três, era o maior da familia.
Depois fomos saindo do centro e passamos por esquadras da policia. Autênticos bunkers com muralhas a prova de bala (e de bomba), com pequenas portas, sem janelas.
Os carros patrulha eram land rovers blindados, alguns requisitados para a guerra no Iraque. Estavam estacionados em Belfast 10 000 militares do Reino Unido, mais que no Iraque.
Vimos um tribunal destruido por uma bomba, e cheio de arame farpado á volta, além de outros vestigios de atentados á bomba.
Depois fomos aos suburbios que se vêem nos filmes como "O meu Pé Esquerdo".
São uns 20 quarteirões que se dividem no Norte para os Católicos e no Sul para protestantes. As ruas principais de cada bairro estão juntas á divisória e chamam-se Falls e Shankill Road, respectivamente.
A meio umas vedações com 15 metros de altura. As ruas perpendiculares ficam fechadas aos fins de semana, com uns portões enormes a cerrar o acesso entre os dois bairros. As chamadas "Peace Lines" e não estão lá para embeleza-los.
Peace lines (sic)
Na Falls Road, estão todas a sedes de IRAs (existem dezenas de variantes) inclusive a sede so Sinn Fein. Todas têm murais alusivos a causa católica e contra a Inglaterra. A sede do Sinn Fein tem uma loja de souvenirs!!(Ver circulos vermelhos na imagem).
Na Shankill Road a mensagem é igual, apenas do lado protestante.
Conheci uns portugueses lá que me disseram que apenas há 2 anos se tinham tirado umas grades de cima das esquadras da policia para evitar os rockets! E que 5 anos antes as pessoas eram revistadas a entrada e saida de todas as lojas na baixa.
O resto da cidade é mais calmo mas mesmo assim vêm-se sinais a proibir pessoas de beber álcool na rua.
É incrivel como na Europa civilizada ainda se vê um mini-Muro de Berlim e atentados terroristas como no Iraque.
Comments
E parabéns pelo blog primo, está 5 estrelas!
Abraço
Outro cena importante, a cerveja? E só Guinness? ou é como na UK aquela zurrapa castanha escura intragável?