A Maior Ponte da Europa, a nossa Vasco da Gama vista do ar. Achei estas fotos no computador e resolvi postar. Em breve junta-se a terceira mana, a TTT a ligar Chelas ao Barreiro.
Quem não sabe quem é Jacques Cousteau ? A minha geração deliciava-se a ver os seus documentários magníficos sobre o mar, e as aventuras a bordo do Calypso. O Calypso era um draga-minas da Royal Navy convertido para investigação. Após ter-se afundado em Singapura, foi colocado em exposição em La Rochelle (porto atlântico francês onde decorre o bombardeamento final no filme Das Boot ). Mas nem só de navios vivia a expedição. Possuiam também um Consolidated PBY Catalina , avião anfíbio bimotor a hélice, muito popular durante a IIª Guerra. A firma Consolidated passou a Convair depois da WWII e é hoje parte da Lockheed. O Catalina de Jacques Cousteau veio para reparação ás nossas Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA), no ano de 1979. Uns dias depois, a 28 de Junho, a aeronave é entregue a Phillipe Cousteau (filho de Jacques) que leva os mecânicos para festejar á noite. No dia seguinte de manhã estava programado um pequeno voo com os responsáveis pelo trabalho, em agradecimento pel
O Sacadura Cabral era assim há 28 anos e um dia... Foto tirada em Heathrow Ás 21h35 do dia 19 Novembro de 1977, o voo TP425 tentava aterrar no Aeroporto de Santa Catarina na Ilha da Madeira. A tripulação, cansada do 5º voo desse dia, tentava uma terceira aterragem na pista 24 num dia de temporal, com muita chuva e consequente fraca visibilidade. O comandante João Costa sabia que caso não conseguissem aterrar, teriam de divergir para o Porto Santo onde não haveria de modo algum alojamento para os 156 passageiros e 8 tripulantes que vinham de Bruxelas via Lisboa. Consequentemente seria necessário divergir para a Gran Canária a 400km de distância. A aeronave era um B.727-282ADV , versão 200 com capacidade para 189 passageiros e fabricada para a TAP (dai o código 82) e entregue 2 anos antes. Era um tri-reactor (com motores Pratt&Whitney JT8D ), número 1096 da linha de produção. Ostentava o nome do pioneiro da aviação portuguesa, Sacadura Cabral , curiosamente faleci
Origens d'" O Avião " da 2ª Circular É um Convair 880 , tá no lado de baixo da 2ª Circular junto á Portela. Ostenta o letreiro SHOW GIRLS , e segundo uma reportagem d' O Público é o clube de Strip mais xungoso de Lisboa. Foi da Delta . Alguem sabe como e quando lá foi parar ? Eis informações que recolhi em foruns : Pelo que eu sei o aviao chegou, descarregou, a tripulação desapareceu e depois o unico contacto que havia era de um apartado perdido algures nos EUA, que não tinha dono... Depois de uns tempos no Aeroporto foi vendido para pagar a dívida de estacionamento. O N8806E, foi da Delta, depois da Orion Jet Sales e da Aviation Corporation que o alugou à Concordian Corporation . Após descolagem com destino aos Açores, teve problemas com as comunicações e voltou para trás e cá ficou abandonado. Ouviu-se dizer que entre o que constava no manifesto de carga e o que realmente transportava, toda e qualquer semelhança era pura coincidência (talvez isso explique o des
Comments