Ilações do (mais recente) acidente da TAM

Parece que o A320 da TAM saiu pela pista fora com reverse no motor nº1 e impulso no n2.

poderá simplesmente a manete ter encravado e os pilotos nem á força a conseguirem mover?

Penso, e espero, que o epitáfio da investigação não culpe apenas um factor, seja ele o piloto, a airbus, a TAM ou outros.

Peguemos na teoria do queijo em que as fatias esburacadas só com grande azar terão um buraco contínuo até a fim e lá chegamos.

- TAM - airline com safety record horrível (comparar com TAP, por exo). Vários acidentes mortais nos anos 90 (f100 nem se fala) e portas a saltar em voo.
- ATC no Brasil, gerido pela FAB, e no centro de grandes polémicas e com mostras de equipamentos deficientes. Ver o acidente da GOL.
- Airbus com sistemas pouco intuitivos (só agora me apercebi que Auto-thrust e auto-throttle são 2 coisa bem distintas)
- displicência do piloto, ATC num cenário perigoso?. Ouvi um caso há uns anos de um tristar que aterrou á 3a vez em OPO com aplanning numa pista alagrada, apesar do ATC garantir aos PNTs que eram apenas umas poças.
- Ganância do aeroporto? não teria sido prudente ter restringido a operação ou mesmo fechado?

Culpar o piloto por alguma burrice ou a Airbus pelo desenho de um avião pode ser vista curta.

Uma circular da FAA e EASA e recomendar uma modificação ao A320 não pode, ou alguma mudança na formação dos pilotos, não pode ser visto como um apontar de culpas.

Há que aprender e saber distinguir o trigo do joio.

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