Asas Cortadas...
"De boas intenções está o inferno cheio". E a aviação não é excepção. Por timing, problemas techs, problemas financeiros, mau marketing ou concorrência muitos aviões interessantes ficaram pelo caminho. Outras boas ideias arrojadas ficaram abolidas por conservadorismo ou por soluações mais simples e eficazes. Eis uma olhada pelos mais interessantes:
Hawker Siddeley 141 (VSTOL!!!!)
Douglas DC-10 Twin com apenas 2 motores.
A Lockheed pensou em fazer algo semelhante com o seu Tristar500, seria o L1011 Tristar 600:
A Boeing pensou lançar um 747-300 mas com 3 motores.
Este voa, é o Boeing 757, 7N7 em fase de conceito, mas com um nariz diferente e sem cauda em T. Olhem para as asas e verão algo mais familiar. A cauda em T foi abolida na semana do lançamento oficial!!
BAC Three-Eleven (extensão 3D do BAC 1-11). Foi á vida no momento em que o governo inglês decidiu apostar no Airbus A300, o que acabou por não acontecer.
Não parece o A380? Mas não é. É o McDonnel Douglas MD-12. Ficou pelo caminho, e era mais pequeno que o A380 embora tivesse 2 decks.
Pensou-se também no Airbus A330-100. Era um A330-200 mais curto com asas do A300-600, para substituir este ultimo.
noticia de 1999 Quote: A Airbus vem estudando o projeto de uma versão encurtada do birreator A330 afim de substituir os modelos da família A300/310. Possivelmente denominado A330-100, o novo modelo teria capacidade para 200 passageiros. Para isso eliminaria cerca de 5 metros do comprimento da fuselagem do modelo -200. As asas permaneceriam idênticas às outras versões, permitindo ao A330-100 ter um alcance de cerca de 11.850 km. A Airbus não afasta, entretanto, a possibilidade de desenvolver um projeto totalmente novo para esse mercado.
E do A316 e A317?Ou melhor, AE316 e AE317 . Semelhante ao A318 mas com fuselagem mais estreitas de 5 lugares. Era em parceria com a Alenia, AVIC da China e Singapore Technologies. Foi cancelado em 99.
Foi lançado há pouco tempo o A350. Mas esse modelo já tinha designado outro estudo que não foi...
Mais recentemente a Boeing matou o Sonic Cruiser. Seria um avião ligeiramnete subsónico de longo alcance. Não passou de um teste de tecnologia e decoy comercial. Mas era bonito.
E Embraer 145 era para ter os dois motores montados nas asas, no extradorso!!
Comments