Mais um Aeroporto em Lisboa?
Que acrescentar ao que se tem escrito? Sou a favor de um segundo aeroporto, sem dúvia. A Portela fica empatada nas horas de ponta, como entre as 08h00 e as 10h30m embora o resto do dia seja pacifico. No entanto tem duas pistas, a 03/21 e a 17/35 mas não são paralelas o que implica apenas uma em uso a cada instante. A 17/35 não tem sistema ILS e é mais curta que a 03/21. Aumentar ou construir pistas novas na Portela está fora que questão dadas as vias de comunicação (tunel do Grilo, 2ª circular) e a habitação envolvente.
Londres tem cinco aeroportos, Heathrow, Gatwick, City, Luton e Stansted. Manston é alternativa para carga e Bristol não é impossivel para passageiros a morar na parte Oeste da cidade londrina. Paris tem dois, Madrid tem um mas foi "esticado" e Barajas é um mundo. Idem para Frankfurt.
Lisboa não é uma capital europeia assim tão pequena. A grande Lisboa tem 3 milhões de habitantes, numero cerca de metade das grandes capitais e muito superior a cidades como Dublin. A diferença é não ser um hub de nenhuma das grandes airlines europeias. Air France em CDGaulle, Lufthansa em FRA e British Airways em LHR. São companhias que voam para o mundo inteiro com frotas de 300 aviões. A TAP não tem uma realidade assim nem as grandes airlines do resto do mundo voam directamente para cá. Mas a Portela não responde aos requisitos de um verdadeir aeroporto internacional, A South African Airlines voava para Lisboa com B.747 e deixou de o fazer por não haver condições, ie mangas em vez de bus, o que atrasava os tempos de rotação. Uma remodelação do terminal o envio de low-cost, carga e charters para o novo aeroporto seria uma lufada de ar fresco.
Que alternativas?
OTA? Dizem ser a pior alternativa do ponto de vista aeronautico. Já lá estive uma vez e é longe qb de Lisboa. O que existe lá da base militar é tudo para demolir.
Rio Frio? dizem ser a melhor solução em termos de construção e fica mais perto e Lisboa. Mas novamente construir do zero.
Alverca? Interessante mas impossivel de conciliar o tráfego aéreo com LIS.
Montijo? Base militar da FAP onde estam estacionados os C130 e EH101. Mas esperem lá...Vamos ver estatisticas de tráfego...20 movimentos por dia,ie, 20 aterragens e descolagens. Seria possivel partilhar a infraestrutura entre militares e civis? Tem duas pistas de boa dimensão. Acesso bom, já existe a Ponte Vasco da Gama. Talvez não saisse muito caro melhorar o aeroporto e construir um terminal de passageiros.
Londres tem cinco aeroportos, Heathrow, Gatwick, City, Luton e Stansted. Manston é alternativa para carga e Bristol não é impossivel para passageiros a morar na parte Oeste da cidade londrina. Paris tem dois, Madrid tem um mas foi "esticado" e Barajas é um mundo. Idem para Frankfurt.
Lisboa não é uma capital europeia assim tão pequena. A grande Lisboa tem 3 milhões de habitantes, numero cerca de metade das grandes capitais e muito superior a cidades como Dublin. A diferença é não ser um hub de nenhuma das grandes airlines europeias. Air France em CDGaulle, Lufthansa em FRA e British Airways em LHR. São companhias que voam para o mundo inteiro com frotas de 300 aviões. A TAP não tem uma realidade assim nem as grandes airlines do resto do mundo voam directamente para cá. Mas a Portela não responde aos requisitos de um verdadeir aeroporto internacional, A South African Airlines voava para Lisboa com B.747 e deixou de o fazer por não haver condições, ie mangas em vez de bus, o que atrasava os tempos de rotação. Uma remodelação do terminal o envio de low-cost, carga e charters para o novo aeroporto seria uma lufada de ar fresco.
Que alternativas?
OTA? Dizem ser a pior alternativa do ponto de vista aeronautico. Já lá estive uma vez e é longe qb de Lisboa. O que existe lá da base militar é tudo para demolir.
Rio Frio? dizem ser a melhor solução em termos de construção e fica mais perto e Lisboa. Mas novamente construir do zero.
Alverca? Interessante mas impossivel de conciliar o tráfego aéreo com LIS.
Montijo? Base militar da FAP onde estam estacionados os C130 e EH101. Mas esperem lá...Vamos ver estatisticas de tráfego...20 movimentos por dia,ie, 20 aterragens e descolagens. Seria possivel partilhar a infraestrutura entre militares e civis? Tem duas pistas de boa dimensão. Acesso bom, já existe a Ponte Vasco da Gama. Talvez não saisse muito caro melhorar o aeroporto e construir um terminal de passageiros.
Comments
Papaya Nº2 -> O número de movimentos (T&G, aterragens, descolangens e sobrevôos) no Verão (época relativamente calma) chega facilmente ao triplo do referido.
A Portela tem cerca de 300 movimentos por dia em média, muito mais que o triplo daquilo que disse (dado que veio de um ATC Mil).
E o problema da Portela são as horas de ponta, uma alternativa seria interessante.
Se pudesse assinar os seus comments, agradecia, visto ser uma pessoa que posta coisas interessantes.
Obrigado