Venda da Euroatlantic Airways: prós e contras para o comprador

Está à venda a Euroatlantic Airways (MMZ), outrora conhecida como Air Madeira e Air Zarco, auto-avaliada em 130M€.

Sumária análise dos prós e contras para um potencial comprador:

Pontos positivos:
- Negócio rentável tal como está
- Boa reputação como ACMI
- Certificado (CoA) da UE
- Pessoal com experiência ( back office / pilotos)
- Podem pedir frequências / slots em igual direito que outra airline portuguesa (ou europeia)
- Bases de custos baixas
- (a confirmar) possuir ativos (aviões, infraestruturas)
- (a confirmar) bons rácios de equity 

Pontos menos positivos:
- Frota antiquada  (mesmo com as adições de B767-300 mais recentes)
- Pouca experiência em voos regulares (STP Airways é marginal)
- Mercado nulo fora do ACMI
- Marca virtualmente desconhecida perante o consumidor final, especialmente fora do país

Tipologias de interessados:
- ACMIs para fortalecerem e consolidarem a sua posição (hifly)
- Turismo: opeadores como a Orbest ou grupos hoteleiros para trazerem clientes de mercados do seu interesse, tal como foi a génese da MMZ
- Grandes airlines a quererem implantar-se na pensínsula ibérica tanto a voar de cá como a ter custos baixos para voar seja de onde for na Europa. Exo: Level Iberia, Joon jet, Eurowings Luso, Norwegian Longo Curso. Duvido de loucuras como Etihad Europe, Qatar West ou capital chinês. As americanas também duvido, apesar da Delta estar no UK através da posição acionista na Virgin.

Voei 3 legs na MMZ, em Abril de 2000, todas no Tristar CS-TEB (ex-TAP), no qual nunca mais voltei nem voltarei a voar:
- Lisboa-Cancun
- Cancun-Varadero-Lisboa

Isto mexe.

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