Aeroporto da Madeira na Calheta

Uma das soluções "populares" à inoperância do Aeroporto da Madeira devido aos ventos é a construção de um novo aeroporto. Filtrando, para efeitos de concentração, os argumentos relacionados com custo, acessibilidades, analisemos o benefício perante a actual problemática da ventosga.

LPMA tem medições em 4 sítios. Cabeceira da RWY 05, Cabeceira da RWY 23 threshold, "mid-point" da pista, (junto à torre de controlo ATC) e no Rosario (fica em Gaula 1.1nm antes da Cabeceira da RWY 05, no final do sistema de indicação luminosa lead-in light system).
Os limites são para as aterragens, e diferentes conforme a direcção. São dados pela média dos últimos dois minutos da  anemómetro da pista em uso, colocado na cabeceira. Ao contrário da percepção popular de que está mais ou menos vento em Santa Cruz, a operação rege-se pelo diferencial entre a direção da pista e a do vento. Vento alinhado com a pista é positivo, e não há sequer limite. A pista não está alinhada a Norte, mas sim desfasada de 50 graus, daí o 05. Por isso a leitura feita a partir boletins meteorológicos para a cidade da Santa Cruz não serve  para ajuizar. Apenas os METAR emitidos pelo IPMA, específicos para aquela pista, e os TAF com previsões.

Do diagrama acima, publicação oficial da NAV, vêm-se variações entre os 15 e os 25 nós de vento, e 35 a 30 nós e rajada. 15 nós são aproximadamente 28 km/h, 20 são 37km/h, 25 são 46km/h, e 30 são 56 km/h. A linha ao centro do círculo representa a pista. 

A maneira de resolver isto é orientar a pista o mais próximo possível dos ventos predominantes. Na Madeira os ventos vêm normalmente de Norte. A costa da zona de Santa Cruz é a mais perpendicular ao Norte na Ilha.  As cabeceira voltadas para o mal permitem uma aproximação quase livre de obstáculos, mesmo assim uma volta apertada para a 05, e uma correção após o Caniçal para a 23.

Seria a Calheta uma boa solução?
Vejamos os ventos nessa zona.

São predominantemente de Norte.

Ou seja era preciso uma pista Sul Norte para realmente haver impacto positivo. A Calheta tem uma costa mais Este-Oeste que Santa Cruz. Implicaria:
- Uma descolagem contra a montanha, normalmente
- Uma aterragem pelas montanhas quando viesse de Norte
- Uma pista feita em pontão (diagrama abaixo, opções marcadas com linha roxa)
- Uma gare feita no mar



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