Minha Primeira Ida a Hamburgo e Finkernwerder
Na segunda fui á Airbus Hamburgo, onde se "assembla" o A318, 19 e 21, e montam-se partes dos A380, 20 e 30/40.
Em vez de aproveitar o voo directo da TAP tive de ir na Lufthansa (code-share TAP), via Munique, para chegar a tempo.
Despertador para a 4 da matina, porque não consegui fazer check-in de casa (a menina do call center da TAP nem sabia o que era Hamburgo, tive de soletrar e mesmo assim teve de ir ao computador para saber o que era, antes de me dizer que voos operados pela LH não se tratam ali).
Desliguei subsconscientemente o toque das 4h e o das 4h25 (ponho sempre 2) é que me acordou, senão ficava em casa.
Em munique o tempo de ligação era tão curto, que tive tempo de tomar um café grátis da LH, ir para a porta (apesar de MUC de ser uma grande eficiência, as portas não estão numeradas intuitivamente), e ser o último a embarcar.
A airbus não fica no aeroporto, fica junto ao rio Elbe, em Finkenwerder. Um taxi levou uma eternidade a lá chegar, aquilo fica numa zona tudo menos industrial.
É a antiga fábrica da Blohm-und-Voss conhecida pelos hidroaviões, e está junto ao rio (Hamburgo tem o maior porto de mar da Alemanha, 100 km fora do mar e junto ao rio, como Roterdão ou Setúbal), depois MBB e agora EADS. Um Supper Guppy, um Franco-Germano Nord Noratlas como o alvo da FLAMA e um biz jet com asas "forward swept" estão junto ao cais:
O rio ajuda a chegada de peças por mar, como as seções do A380 que não cabem no Beluga.
A linha de montagem dos aviões de médio curso não tem a imponência das de Toulouse. A assemblagem da cabine dá-se num hangar (dos tempos da WWII) onde estão como golfinhos numa piscina olimpica. Estavam lá uns 12, um deles o s/n 4074. A asselblagem final é noutro hangar em fila única, onde cabem 4 ao mesmo tempo. Vi um Air India, Aeroflot e Lufthansa quase prontos.
Estive dentro de uma seção da parte superior da cabine do A380, número de série 69.
Hamburgo é a 2ª cidade da Alemanha, 1.8M habitantes, 4.3M na área metropolitana. St Pauli, que conheço pelo fraco clube da bola, representa a zona de bairro vermelho da cidade, uma das maiores da Europa. Gu
Em vez de aproveitar o voo directo da TAP tive de ir na Lufthansa (code-share TAP), via Munique, para chegar a tempo.
Despertador para a 4 da matina, porque não consegui fazer check-in de casa (a menina do call center da TAP nem sabia o que era Hamburgo, tive de soletrar e mesmo assim teve de ir ao computador para saber o que era, antes de me dizer que voos operados pela LH não se tratam ali).
Desliguei subsconscientemente o toque das 4h e o das 4h25 (ponho sempre 2) é que me acordou, senão ficava em casa.
Em munique o tempo de ligação era tão curto, que tive tempo de tomar um café grátis da LH, ir para a porta (apesar de MUC de ser uma grande eficiência, as portas não estão numeradas intuitivamente), e ser o último a embarcar.
A airbus não fica no aeroporto, fica junto ao rio Elbe, em Finkenwerder. Um taxi levou uma eternidade a lá chegar, aquilo fica numa zona tudo menos industrial.
É a antiga fábrica da Blohm-und-Voss conhecida pelos hidroaviões, e está junto ao rio (Hamburgo tem o maior porto de mar da Alemanha, 100 km fora do mar e junto ao rio, como Roterdão ou Setúbal), depois MBB e agora EADS. Um Supper Guppy, um Franco-Germano Nord Noratlas como o alvo da FLAMA e um biz jet com asas "forward swept" estão junto ao cais:
O rio ajuda a chegada de peças por mar, como as seções do A380 que não cabem no Beluga.
A linha de montagem dos aviões de médio curso não tem a imponência das de Toulouse. A assemblagem da cabine dá-se num hangar (dos tempos da WWII) onde estão como golfinhos numa piscina olimpica. Estavam lá uns 12, um deles o s/n 4074. A asselblagem final é noutro hangar em fila única, onde cabem 4 ao mesmo tempo. Vi um Air India, Aeroflot e Lufthansa quase prontos.
Estive dentro de uma seção da parte superior da cabine do A380, número de série 69.
Hamburgo é a 2ª cidade da Alemanha, 1.8M habitantes, 4.3M na área metropolitana. St Pauli, que conheço pelo fraco clube da bola, representa a zona de bairro vermelho da cidade, uma das maiores da Europa. Gu
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