Meu primeiro jogo da NBA


Em 1993 fui a NY, tinham ganho os Bulls o terceiro título consecutivo. subi ao Empire St Building e vi de lá de cima o Madison Square Garden (MSG).
Tentamos dar um pulo lá mas tinha já passado a hora das visitas. Dias depois fui a New Bedford, perto de Boston, e soube que o Reggie Lewis tinha morrido:(

No ano passado aproveitei um IDZ da TAP e voei em Dezembro para Newark por 200€, num A340 da TAP (Fernão Mendes Pinto). Tinha visto preços de bilhetes no site dos Knicks e estava tudo esgotado a não ser a começar em 200 USD...Seja..esquecer.

O voo chegou a EWR, no Garden State (estado de New Jersey) as 18h. Fiz o controle de fronteira, onde era proibido usar o telemovel, entreguei os ridiculos impressos de imigração e alfândega, pus o polegar na câmara de captação de impressões digitais e em 10 minutos estava em solo US.
Mudei de terminal para apanhar o bus do hotel, numa paragem em que cada hotel mandava o seu bus a cada 15m para trasnferir paxs de borla.Chego ao hotel daqui a 20m, check-in com um rapaz que depois descobri ser português, vista ao meu quarto que me fez sentir un lilliputiano tal era dimensão da cama e quarto. Depois decido ir á big apple a ver se apanhava um bilhete no mercado negro para o NY - Memphis as 19h30. As 19 compro um bilhete por 12USD da Amtrak (comboios estatais intercidades dos US) no apt de Newark e as 19h25 estou em plena NY Penn Station (a gare do Rossio de NY).
Nem sabia onde ficava o MSG. Tou a tentar sair da estação (enorme) e reparo que estou na cave do MSG!! Vou as bilheteiras e vejo um casal a comprar um bilhete...sem despejar muito $$...hum...pergunto de maneira pouco esperançada quanto é o mais barato. O homem, seco e de poucas conversas como é típico na zona, diz-me "fifty five dallas"...quando oiço aquilo, atiro o $$ pra cima do balcão e nem perguntei para onde era o bilhete. Agarrei-o logo como um faminto faria com um bocado de pão.
Subo uns 10 lanços de escadas com uma ansiedade típica dum puto que vai abrir o presente de Natal..Chego ao meu sector e cumpro um sonho de infância...

Ver aquilo ali de perto, os jogadores em carne e osso a jogar, o hino americano a ser cantado, a apresentação dos 5s, os concursos nos tempos-mortos, as promoções enfim toda a brilhante e profissional organização por trás deum evento daqueles....foi mesmo novo. As bandeiras com os títulos de NBA, com os nomes de jogadores retirados como Patrick Ewing...magnífico. A organização e coreografia das Knicks City Dancers, onde chegou a actuar um Portuguesa, é sublime.

O jogo foi bom, do lado dos Knicks Stephon Marbury com 5 triplos no 2º período matou o jogo. Do outro lado Pau Gasol foi o menos mal numa equipa em que Bonzi Wells foi o melhor marcador apenas pelo que fez no 1º quarto, dai que os knicks venceram. O rookie dos Knicks, Trevor Ariza mostrou muito potencial.
Ver:http://www.nba.com/games/20041201/MEMNYK/boxscore.html

Fui ver mais dois jogos, um NY - Orlando me que pude ver o Grant Hill (21pts) jogar após quatro anos fora de competição. Ganharam os Magic com Steve Francis a fazer dois afundaços de poster, um deles um alley oop em que foi buscar a bola ao tecto do pavilhão. Este jogo ficou decidido no último minuto com Stephon Marbury a queimar um jogo de 28 pontos com o falhar de dois lances livres que deram a vitória aos da Florida. A estrela do dia foi Cuttino Mobley que vindo de uma lesão acertou 6 triplos a caminho de 34 pontos.
Ver:
Incrivel o concuroso em que um gajo do público ganhava 77777 USD se metesse um lance livre+triplo+triplo de 1/2 campo num minuto (falhou apenas o ultimo),

O outro um NJ x Atlanta, esse já no imenso parque desportivo de Meadowlands. Quando digo imenso penso não estar a conseguir transmitir a ideia muito bem. Falo duma zona onde está um pavilhão multiusos (Continental Airlines Arena - EWR é hub da Continental) usado pelos NJ Nets e NJ Devils (Ice Hockey), o estádio dos NY Mets e pista de corridas de cavalos. Falo de uma zona de vários km2, com os 3 estádios bem espaçados e com parque automóvel para dezenas de milhares de carros. No pavilhão as bandeiras dos recentes títulos da Conferência Este e as camisolas retiradas do Dr J e Drazen Petrovic.

Como NJ estava mal na altura, o Jason Kidd não tinha regressado a lesão, o Vince Carter não fazia ainda parte do plantel os bilhetes avizinhavam-se baratos. Foi de bus de NY, num expresso para dias de jogos a partir da estação da NY Port Authority. Ao meu lado ia um puto que me arranjou um esquema de comprar um bilhete de um amigo dele que tinha bilhete de época e não ia ao jogo. Paguei 20 USD por um bilhete de preço marcado 200USD!!
O Richard Jefferson ainda estava a jogar e mesmo sem Kidd os Nets venceram fácilmente. Eric Williams foi o melhor dos Nets com 21p, Jefferson, Rodney Buford e Nenid Kristic fizeram bons jogos, de modo que o Alonzo Mourning foi poupado. Do lado de Atlanta Antoine Walker foi o mais inconformado, com alguma colaboração do Tony Delk e Al Harrington, o rookie Josh Smith fez dois afundanços, um dele de alley oop que passou nas 10 jogadas da semana. Vi a jogar o Jason Collier, que lamentavelmente faleceu no passado defeso de problema cardíaco, em casa.

Valeu também ter visto o Kevin Willis jogar. Este senhor de 42 anos na altura vinha de ser campeão com os SA Spurs. Fez a sua carreira principalmente em Atlanta e até chegou a ser All Star em 1992. Gostei do francês Boris Diaw, muito mal aproveitado em Atlanta.
ver:

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular