Mundial-Porque não fomos mais longe?

Nos ultimos 3 jogos quase não marcamos golos, nem a jogar contra 10, nem a perder, nem a ganhar, nem com o jogo empatado.

Portugal marcou 6 golos neste mundial = 5 na fase de grupos + 1 em eleminatórias
A Alemanha marcou 11 = 8 + 3
A França 8 = 3+ 5
A italia 10 = 5+5

Como se vê, fomos a pior equipa das semifinalistas em concretização.

E claro que temos de jogar com o que temos, a razão pela qual poderemos não ir mais longe é que não tem a ver com falta de atitude, culpas de treinadores etc

É não termos poder de concretização. Temos MAIS dificuldade que os outros em faturar, e a boa defesa (sem dúvida) não consegue sempre suprir isto.

O Pauleta foi um zero? Em números ele e o Nuno Gomes são os únicos aceitáveis para convocar. O Pauleta, lembremo-nos, tem 33 anos. O fulgor com que aparecia á frente dos defesas na antecipação já era.

O futebol Português nunca esteve orientado para grandes pontas de lança. Depois do Eusébio quem tivemos de grande nome mesmo? Fernando Gomes, talvez o Rui Águas, o Jordão...O cadete não conta...

Não temos, nem vamos ter nos próximos tempos pontas de lança de referência.

João Tomás (e já tem 28), Hugo Almeida, Varela não vão ser melhores que os que já estão cá. O João Paiva das seleções jovens que meteu 2 a Itália joga em Chipre, após dispensa do Marítimo.

Temos extremos, defesas, guarda-redes e médios de grande classe. Mas para pontas de lança recorremos ao mercado estrangeiros. Fary, Liedson, Jardel, Adriano, Marcos Brandão, Ricky, Donizette, Mantorras, Derlei, Artur, McCarthy, Juskowiak, Kostadinov, Iordanov têm sido os marcadores de serviço dos últimos 15 anos.

É MUITO BOM ficarmos em quarto lugar!! Imaginemos o que era se tivéssmos um ou dois avançados decentes?

Comments

Unknown said…
Voltamos ao velho problema português, que o Pauleta disfarçou e bem. Mas Pauleta não dura para sempre. E agora...?

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular