A realidade do UK I - Bebida

A realidade do UK I - Bebida

Os ingleses só pensam é mesmo em enfrascar-se. Os pubs fecham todos as 23h por isso toca a ir para lá cedo e beber pints (caneca de 0.58L) até cair para o lado. Tanto homens como mulheres bebem pints, podendo no entanto optar-se pelas half pints caso se tenha de conduzir. Conduzir bêbedo é algo impensável na cultura deles, na mesma prateleira que violar criancinhas. Quem conduz não bebe senão pint e meio e quem bebe vai de taxi. Quando sai um grupo á noite há sempre um designated driver que conduz e não bebe. As discotecas fecham ai pelas 2 da matina e acaba-se o alcóol porque não há roulottes. Correcção: acaba o alcóol em bares e discos. Alguns restaurantes ficam abertos até as 6a da manhã e podem vender alcóol. Esses têm a palavra "Fully Licensed" escrita garrafalmente no letreiro. Muita gente lá vai comer um pão só para poder emborcar mais 2 ou 3 pints. Outros comem mesmo um curry, pois a maior parte destes restaurantes são indianos.

O alcóol é um bem de primeira necessidade naquele pais. Não apreciam muito os vinhos mas apreciam cerveja. As cervejas "lager" (as nossas "louras" ) são coisa para malta jovem e a única marca inglesa que se encontra é a Carling. O resto são as estrangeiras Fosters, Kronenbourg, Stella Artois, Heineken e Carlsberg. O seu expoente máximo são as cervejas "ale" como a Guiness (uma “Stout Ale”, por ser escura). Essas são servidas á temperatura ambiente de uma torneira que faz pressão para sair do barril mas no qual não está sobre pressão. Na conservação do barril está o segredo da coisa. O bom conhecedor consegue dizer em que pubs é melhor uma marca de cerveja. Tal como os nossos vinhos, cada terra tem a sua marca de ale, havendo dezenas no país. A Shepperd&Neame de Faversham é a mais antiga. Também bebe-se muito "cider", cidra de pressão como já vai aparecendo em Portugal. As bebidas brancas são chamadas de "Spirits".

Os pubs têm muitos jogos e são o único sitios onde o povo bife se consegue sociabilizar. Existem os Drinking Games, do género dizer nomes começados por letras numa roda de amigos. Quem não acerta bebe, e depois também já não se acerta uma. Em casa jogam-se coisas do tipo ver um filme e escolher uma personagem. Quando essa aparece toca a beber. "Nem imaginas as vezes que o C3PO e o R2D2 aparecem no Star Wars", disse-me um inglês uma vez. Outra coisa comum são os "pubquizes". São jogos de perguntas respondidas em grupo sobre cultura geral. Participei uma vez e fiz 0-50. Era quase tudo sobre TV inglesas com recurso ás "soapoperas" (novelas), Eastenders, Coronation Street, etc. Jogos de dardos e bilhar são muito comuns. Música ao vivo aos domingos depois da hora de almoço é comum, e é a altura em que os velhos vão aos pubs. A malta jovem ao sábado enche o pub a partir das 17h.

Nos pubs raramente se houve música ambiente mas a conversa é tanta que se dispensa. 15 minutos antes do fecho, toca um sinete. Quer dizer "ultimos pedidos antes de fechar". Saiam da frente que vai tudo a correr beber a ultima cervejola.

Se não fossem os pubs os ingleses nem se reproduziam. As pessoas que nos pubs são alegres e conversadoras, durante o dia-a-dia são taciturnas e de conversas superficiais. Os ingleses raramente se tocam , não dão "bacalhaus" entre os rapazes nem beijinhos as meninas. Mesmo a á noite costumam sair as raparigas e os rapazes em grupos separados. Se não fossem os excessos do álcool, provavelmente nem se conheciam. Os pubs estão para eles como os cafés para nós. O café lá é coisa exótica de italianos e franceses (espresso, a 2.5 libras!! ) ou uma mistela horrorosa que se bebe no trabalho. Para convivência social vai-se ao pub beber uma pint, independentemente da idade, sexo ou extrato social. Claro que benzoca é beber vinho (vende-se a copo nos melhores pubs), mas a cerveja é o típico.

O tabaco lá é caro, 4 libras um maço de marlboro (6.5€). Até os ingleses acham caro e isso faz como que se vendam maços de 10 cigarros também. Quando lá morei, em 2002, o tabaco na França era a 3 euros. Do Sul de Londres apanha-se o Eurostar a caminho de Paris ou em London-Waterloo ou em Ashford International, mais perto de onde vivia.

Havia uma promoção de 100 euros em que se podia ir com o carro até França depois das 6 da tarde e voltar antes da 1 da manhã. Para que raio alquem queria ir? Simples, pegavam numa carrinha, juntavam 4 ou 5 gajos e iam até Calais, toca a ir ao supermercado Duty Free ali ao pé da estação e encher a carrinha de cigarros e alcóol para o ano inteiro. Regressava-se logo a seguir. Esta romaria era feita uma vez por ano por muita boa gente.

Comments

Devo ter-me esquecido...

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular