Chipre, off-record

Chipre , off-record

Tenho um amigo germano-bósnio que se mudou pata Chipre. Contou-me muita coisa supreendente, ainda para mais de uma pessoa que desprezava a Turquia até há muito pouco tempo atrás:

- Chipre (grega) é um país rico!!E não produz nada!! Porque é uma zona off-shore usada pelos russos para esquemas de lavagem de dinheiro. Há voos frequentes da Aeroflot e Cyprus Airways para Moscovo. OS da CY Airways não sobrevoam a Turquia, no entanto, apesar de lhes ser permitido. Os impostos são quase inexistentes, zero a 18 000 libras, 10% acima desse patamar. Existe muito funcionalismo público, xenófobo e burocrata mas incorruptível.

- Há três linguas oficiais em Chipre: Grego, Turco e inglês. O orgulho grego é tão grande que o hino é o da Grécia e vêem-se muitas bandeiras gregas por todo o lado. As notas estão em grego e turco e circulam muitas com a nomenclatura turca riscada e insultos aos turcos em grego.

- Na realidade o problema diplomático são os gregos. OS turcos quiseram abolir a fronteira mas os gregos preferiram manter o seu muro e controle de passagem. A passagem é sempre permitida mas controlada com um carimbo num
papelito.

- O presidente de Chipre é um anormal nacionalista. Chamou uma vez ao Kofi Annan numa reunião de Paz "preto porco". Na Páscoa deu "Felizes Páscoas ao ortodoxos e boas férias para os restantes". Aparentemente Ortodoxos são previlegiados, católicos são considerados cristãos imitadores e muçulmanos sub-humanos. Integração das duas partes de Chipre não está para breve devido á exigência de total incondicionalidade na entrega da parte turca, por parte dos gregos.

Comments

Jingas said…
Hummm... se o Off Shore madeirense fosse mais aproveitado, talvez fossemos ricos também... ;)

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular