Space Shuttle - uma Maravilha da Ciência

Space Shuttle - uma Maravilha da Ciência

Pesa 100 toneladas empty-weight e tem 500 000 libras de thrust (impulso) em cada um dos 3 motores!!! Para que sirva de comparação o A380 a pesar acima das 600 toneladas carregado tem 320 000 libras somando os 4 motores!!! As 500 000 libras dos 3 SSME correspondem as 12 milhoes de cavalos. Na descolagem os dois foguetões auxiliares dão 75% do impulso e propulsionam o SS até mach 9 antes de serem descartados.

Ao ligarem-se levam menos de um milésimo de segundo até full power. Quando o SS fica a funcionar só com os seus motores e tanque de combustivel chega a 24 000 Km/h. Em órbita usa thrust vectoring para se movimentar, porque ailerons e leme no vácuo nem ver.

O sistema de thrust vectoring tem 44 pequenos foguetões ao longo do bordo da asa passando pelo nariz que são usados para dar impulsos atingindo precisões de deslocamento na ordem dos centimetros.

Aquela fumarada toda que vê ao aquando da descolagem é apenas agua de umas piscinas construidas por baixo da estrutura de lançamentos que servem para evitar que aquilo se desmanche tudo.

Ao voltar a atmosfera a mach 10 chega-se a atingir temperaturas na ordem dos 3000 graus. A parte inferior do SS está coberta com os famosos azulejos que falharam no acidente de 2003. São 25000 e são TODOS DIFERENTES em forma um dos outros. São feitos de silica e raspada a camada preta exterior parece uma esponja por dentro.

Comments

Anonymous said…
Resumindo, uma grande caranguejola que fica feita em churrasco de vez em quando.

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular